notícias / morreu “o homem”!

Uso, sem medo de comparações, a frase de Isabel “a Católica” quando foi conhecida a morte de Dom João II para homenagear o grande Amigo, o notável Empreendedor e o inigualável Dirigente Associativo que foi o Paulo Nunes de Almeida

 

Conheci o Paulo há quase 30 anos quando me entrevistou para o que seria o meu primeiro emprego na área associativa, como Director Geral da ANJE, de que foi um dos principais impulsionadores.

 

Tive o imenso privilégio de O acompanhar proximamente desde então. Em muitos projectos, em muitas cumplicidades, em muitas lutas por aquilo em que acreditávamos, em tantas horas de trabalho no sonho de construir e fazer cumprir um Portugal melhor.

 

Do Paulo, como provavelmente de mais nenhuma das muitas brilhantes pessoas com que lidei no mundo das Empresas e do Movimento Associativo, recebi as maiores e melhores lições de rigor, de lealdade, de determinação, de resiliência, de coragem, de inteligência, de tenacidade e de integridade.

 

Claro que, de tudo o que mais me tocou neste momento emotivo onde nos falta tudo, foi a Amizade generosa e farta com que sempre me distinguiu: suave, atenta, carinhosa e sempre acompanhada de um sentido de humor que, às vezes, só os mais próximos entendiam, pela fugaz marotice que lhe aparecia nos olhos e de onde rapidamente retornava à postura elegante com que sempre festejou a vida.

 

Tive a sorte e a honra de assistir à entrega pelo actual Presidente da República, no 170º aniversário da AEP, da Grã Cruz da Ordem de Mérito Empresarial, a mais alta e, no caso do Paulo, a mais justa distinção que o Estado pode proporcionar a alguém que dedicou o melhor de si ao tecido empresarial e associativo português.

 

Como em muitos outros momentos, aceitou com prontidão fundar comigo a AGAVI e nela ter permanecido, até hoje, como seu Presidente da Assembleia Geral. Na passada quinta feira, num estado já muito debilitado, insistiu, como lutador que sempre foi, em presidir às duas últimas Assembleias Gerais desta Associação que tanto lhe deve e à qual nada recusou.

 

Estou seguro, que a forma como enfrentou a doença que teve constituiu a lição mais impressiva, de coragem, determinação, valentia, optimismo e perseverança que alguma vez testemunharei.

 

Na celebração da Vida como na confrontação da Morte o Paulo deu-me um exemplo tão sublime e tão inspirador que não mais deixarei que se apague da minha memória, ou se afaste do meu coração.

 

E é em nome da AGAVI, dos seus Dirigentes e Associados e dos tantos Amigos e Admiradores que, também aqui, soube juntar que se justifica o testemunho desta homenagem tão sincera e agradecida que fazemos ao nosso Presidente da Assembleia Geral e ao maior Senhor do Associativismo Empresarial em Portugal.

 

Em nome da AGAVI, a vénia maior ao novo “Homem” do século XXI, cuja memória e exemplo não morrerá jamais!

notícias / Queremos ajudar todos os restaurantes de Portugal!

A AGAVI e a Qualhouse querem acompanhar todos os restaurantes de Portugal no acesso às linhas de apoio financeiro anunciadas pelo Governo, dando especial destaque à Linha de apoio à tesouraria para microempresas do turismo – COVID-19.

Para isso, criámos um Help Desk que poderá contactar e através do qual tratamos de tudo quanto precisa para aceder a estes apoios que são muito importantes para enfrentar esta crise tão difícil para todos.

Queremos ajudar todos os restaurantes de Portugal!

O que lhe pedimos é que nos ajude a ajudá-lo. Apenas precisamos das informações solicitadas abaixo. Depois de as recebermos, o trabalho é nosso.

Antes de submetermos o seu pedido comunicaremos qual será o limite máximo do incentivo a que tem direito. Sempre que houver outras oportunidades de apoio pode contar connosco.

No fim desta crise, que juntos saberemos vencer, faremos a festa da Mesa de Portugal e dos Portugueses

Ajude-nos a ajudá-lo!

Envie-nos um email com os seguintes dados:
Nome da Empresa / Nome da pessoa responsável / e-mail / telefone

 

Anexos Necessários:
a) Declaração de remunerações entregue na Segurança Social relativa aos trabalhadores existentes na empresa em 29 de fevereiro de 2020;
b) Autorização de consulta eletrónica da situação tributária e contributiva tendo em conta os seguintes dados do Turismo de Portugal, I.P., necessários para a autorização: Número de Identificação Fiscal 508666236 e Número de Identificação da Segurança Social 20003562314;
c) Código de acesso à certidão permanente de registo comercial.

notícias / prémio agricultura

A AGAVI foi distinguida no âmbito do Prémio Agricultura 2017, na categoria “Associações e Cooperativas”, ao qual concorreram cerca de 1300 projetos. Esta distinção surge no seguimento da participação na 6ª edição do Prémio Agricultura organizado pelo Correio da Manhã e pelo Jornal de Negócios, em parceria com o BPI e o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

 

O Prémio Nacional de Agricultura promove e premeia projetos inovadores e iniciativas com impacto positivo tanto para o setor agrícola como para a generalidade da economia nacional. 

notícias / programas formação ação

ENQUADRAMENTO

O programa de formação – ação tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:

  • Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
  • Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
  • Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas

A formação – ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial. Os tempos de formação e de ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para os saberes-fazer técnicos e relacionais.

  • Ao nível dos formandos: procura desenvolver competências nas diferentes áreas de gestão, dando resposta às necessidades de formação existentes.
  • Ao nível da empresa: procura aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.

Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job) e, como tal, permite atuar em dois níveis:

FINANCIAMENTO

 

Modalidade Regime de Auxílios de Minimis. O apoio a conceder tem a contribuição do FSE limitada a 90% das despesas elegíveis excluindo as remunerações dos ativos empregados em formação durante o período normal de trabalho.

 

A Comparticipação de 10% por parte das empresas participantes é suportada pela AGAVI – ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA GASTRONOMIA E VINHOS, PRODUTOS REGIONAIS E BIODIVERSIDADE.

DOCUMENTAÇÃO

notícias / Internovamarketfood

Programa operativo: EP – INTERREG V A España Portugal (POCTEP)
Convocatória: 1
Identificador: 235
Título: Programa acelerador INTERNOVAMARKET para aumentar a competitividade do setor alimentar da Galiza-Norte de Portugal
Acrónimo: INTERNOVAMARKET-FOOD
Data de início: 01/10/2015
Data de fim: 31/12/2019

Breve descrição

O projeto INTERNOVAMARKET-FOOD, enquadrado no Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, é promovido por quase uma dezena de entidades da Euro-Região Galiza e Norte de Portugal, entre as quais a AGAVI, que visa melhorar a competitividade das PMEs portuguesas e galegas, contribuindo para a economia transfronteiriça, impulsionando o incremento da geração de riqueza no setor agroalimentar.

 

Pretende-se caracterizar esta Euro-Região como um tecido empresarial sólido e sustentável, com um ótimo nível de produtividade, gerando emprego e empresas que possam vender os seus produtos e serviços com mais qualidade no mercado nacional e internacional. Para tal, o projeto assenta em três pilares – INTERNACIONALIZAÇÃO, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA e MARKETING.

Para mais informações, contacte-nos

Parceiros

Objetivos

Promover o dinamismo empresarial para alcançar um ótimo nível de competitividade das PMEs agroalimentares transfronteiriças, gerando um crescimento económico com emprego de qualidade.

 

Apoiar a internacionalização do tecido empresarial transfronteiriço com base na complementaridade de ambas as economias das duas partes que compõem a Euro-Região e a intensificação das trocas com os mercados externos.

 

Promover a cultura empresarial e inovadora, incorporando o uso de tecnologias inovadoras na atividade empresarial, aumentar o valor acrescentado e capacitar profissionais do setor através da colaboração de entidades de I&D (centros tecnológicos e universidades) com as empresas

Resultados

Com as ações previstas na realização deste projeto, prevê-se o alcance de um ótimo nível de produtividade e melhoria da competitividade dos diferentes elos da cadeia de valor que compõem o setor agroalimentar transfronteiriço, o intercâmbio de oportunidades de negócios entre as empresas do espaço de cooperação, bem como o início dos processos de internacionalização e abertura a novos mercados para empresas com experiência no comércio exterior.

 

A natureza inovadora deste projeto será definida por atividades relacionadas com a conceção e desenvolvimento de novos produtos e processos, bem como com a redefinição de processos de negócios para aumentar o valor dos produtos.

notícias / ideias à prova out.

É já na quinta feira a edição de outubro do “Ideias à Prova”. Nesta edição, debruçamo-nos sobre o tema Agricultar, conduzidos pelo Reitor da UTAD, António Fontaínhas Fernandes. As propostas gastronómicas estão a cargo do Chef Vítor Correia, acompanhadas dos vinhos da Viteno, apresentados pelo enólogo Carlos Magalhães.
O encontro está marcado para as 20h00 no restaurante Los Ibéricos, em Leça da Palmeira.

Últimos lugares disponíveis – inscreva-se já

INTERNOVAMARKET-FOOD

O projeto INTERNOVAMARKET-FOOD, enquadrado no Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, é promovido por quase uma dezena de entidades da Euro-Região Galiza e Norte de Portugal, entre as quais a AGAVI, que visa melhorar a competitividade das PMEs portuguesas e galegas, contribuindo para a economia transfronteiriça, impulsionando o incremento da geração de riqueza no setor agroalimentar....

Continue Reading