Premium Products for Exclusive Markets 2018

Designação do projeto | PREMIUM PRODUCTS FOR EXCLUSIVE MARKETS 2018 – 2nd Edition
Código do projeto | POCI-02-0752-FEDER-026575
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Regiões de intervenção |Norte, Centro, Alentejo e Lisboa

Entidade Promotora |AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia e Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade

Data de início |01-10-2017
Data de conclusão |31-12-2018
Valor total do Investimento | 905 438,33 €
Data de aprovação | 17-08-2017
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 481 862,03 €

Síntese do Projeto:

Este Projeto é inerente à segunda edição do Projeto PREMIUM PRODUCTS FOR EXCLUSIVE MARKETS, surgindo da necessidade e pertinência de dar continuidade à estratégia delineada para a edição anterior, através de um conjunto de ações complementares que consolidassem a experiência de internacionalização das empresas participantes.

 

Como foi desde início identificado pela AGAVI, as PME dos setores de Gastronomia, Vinhos e Turismo de Portugal, apesar de apresentarem produtos e serviços de grande qualidade, enfrentam três principais dificuldades ao nível da sua expansão e incremento das exportações nos mercados externos:

 

  1. Assegurar uma aproximação ativa a uma rede de distribuidores ou importadores idónea, emprenhada e com a dimensão adequada à estratégia de internacionalização da empresa portuguesa;
  2. Promover a participação em feiras que privilegiem produtos regionais, oriundos de países com grandes tradições gastronómicas e vínicas, ou seja, feiras que valorizem pequenos produtores de vinho (castas autóctones e terroir qualificados), ou produtos regionais de elevado capital simbólico feitos de forma artesanal, orgânica ou biológica;
  3. Conseguir diversificar os seus mercados – encontrar feiras alternativas que permitam novas relações comerciais.

 

Neste contexto, torna-se imperativo alargar às micro e PME a possibilidade de exportar, devendo a sua internacionalização ser feita de forma diferenciada da das empresas maiores e com maior poder económico e financeiro.

 

Neste sentido, o Projeto referido visa acelerar os processos de internacionalização das PME pertencentes aos setores da Gastronomia, Produtos Regionais, Vinhos e Comércio de Portugal, através de um conjunto de ações de presença e comunicação internacional, propósito alcançado através das seguintes Atividades:

 

  1. Participação em Feiras e Certames Internacionais
  2. Ações de Promoção Internacional
  3. Missão Inversa
  4. Ações de Divulgação e Acompanhamento do Projeto
  5. Recolha e tratamento de informação relevante sobre os mercados externos
  6. Ações de Disseminação de Resultados do Projeto

 

Através da realização deste Projeto, a AGAVI pretende aumentar a presença das PME dos setores da Gastronomia, Vinhos e Turismo aderentes nos mercados internacionais, aumentando, consequentemente, a sua intensidade exportadora e competitividade.

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