Premium Products for Exclusive Markets 2019

Designação do projeto | Portugal’s Premium Taste
Código do projeto | POCI-02-0752-FEDER-038098

Promotor Líder |AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia e Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade

Data de aprovação: 09-09-2019
Data de Início: 01-01-2019
Data de Conclusão: 01-04-2020

Investimento elegível: 995.486,00 €
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER: 540.972,33 €

Síntese do Projeto:

O projeto surge como reforço e incremento do PREMIUM PTODUCTS FOR EXCLUSIVE MARKETS e visa acelerar os processos de internacionalização das PME dos setores da Gastronomia, Produtos Regionais, Vinhos e Comércio de Portugal, através de um conjunto de ações de presença e comunicação internacional.

 

Algo muito comum nas PME dos setores de Gastronomia, Vinhos, Turismo e Produtos Regionais de Portugal é o facto de, apesar de apresentarem produtos e serviços de grande qualidade, deparam-se com três grandes dificuldades ao nível da expansão dos seus mercados:

 

  1. Conseguirem diversificar, ou mesmo iniciar, os seus contactos com os mercados externos – encontrar Feiras Alternativas que permitam novas relações comerciais;
  2. Conseguirem assegurar uma aproximação ativa a uma rede de distribuidores ou importadores idónea, emprenhada e com a dimensão adequada à estratégia de internacionalização da empresa portuguesa;
  3. Para as PME que tenham uma prática escassa ou nula ao nível da internacionalização, existe, adicionalmente, a necessidade de encontrar Feiras que privilegiem produtos regionais certificados e oriundos de países com grandes tradições gastronómicas e vínicas, ou seja, Feiras que valorizem pequenos produtores de vinho (terroirs), ou produtos feitos de forma artesanal, orgânica ou biológica.

 

Neste contexto, torna-se imperativo alargar às micro e PME a possibilidade de exportar de exportar, devendo a sua internacionalização ser feita de forma diferenciada da das empresas maiores e com maior poder económico e financeiro. Devido à dimensão das empresas participantes no presente Projeto (PME), torna-se imprescindível o aumento do apoio por parte da AGAVI na preparação destas empresas.

 

Neste sentido, o Projeto referido visa acelerar os processos de internacionalização das PME pertencentes aos setores da Gastronomia, Produtos Regionais, Vinhos e Comércio de Portugal, através de um conjunto de ações de presença e comunicação internacional, propósito alcançado através das seguintes Atividades:

 

  1. Participação em Feiras e Certames Internacionais
  2. Ações de Promoção Internacional
  3. Missão Inversa
  4. Ações de Divulgação e Acompanhamento do Projeto
  5. Recolha e tratamento de informação relevante sobre os mercados externos
  6. Ações de Disseminação de Resultados do Projeto

 

Através da realização deste Projeto, a AGAVI pretende aumentar a presença das PME dos setores da Gastronomia, Vinhos e Turismo aderentes nos mercados internacionais, aumentando, consequentemente, a sua intensidade exportadora e competitividade.