Premium Products for Exclusive Markets

Designação do projeto | PREMIUM PRODUCTS FOR EXCLUSIVE MARKETS
Código do projeto | POCI-02-0752-FEDER-017153
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Regiões de intervenção |Norte, Centro e Alentejo

Entidade Promotora |AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia e Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade

Data de início | 01-04-2016
Data de conclusão | 31-12-2017
Data de aprovação | 
19-04-2016 >> nova rubrica
Valor total do Investimento | 1 700 653,26 €
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 926 600,55 €

Síntese do Projeto:

Algo muito comum nas PME dos setores de Gastronomia, Vinhos e Turismo de Portugal é o facto de, apesar de apresentarem produtos e serviços de grande qualidade, deparam-se com três grandes dificuldades ao nível da expansão dos seus mercados:

 

  1. Conseguirem diversificar os seus mercados – encontrar Feiras Alternativas que permitam novas relações comerciais;
  2. Conseguirem assegurar uma aproximação ativa a uma rede de distribuidores ou importadores idónea, empenhada e com a dimensão adequada à estratégia de internacionalização da empresa portuguesa;
  3. Necessidade de certificação dos produtos a nível internacional, de modo a aumentarem o seu Valor Acrescentado, agradabilidade e posicionamento.

 

Neste contexto, torna-se imperativo alargar às micro e PME a possibilidade de exportar, devendo a sua internacionalização ser feita de forma diferenciada da das empresas maiores e com maior poder económico e financeiro.

 

Neste sentido, o Projeto referido visa acelerar os processos de internacionalização das PME pertencentes aos setores da Gastronomia, Produtos Regionais, Vinhos e Comércio de Portugal, através de um conjunto de ações de presença e comunicação internacional, propósito alcançado através das seguintes Atividades:

 

  1. Participação em Feiras e Certames Internacionais
  2. Ações de Promoção Internacional, via Showroom e Eventos Paralelos
  3. Missão Inversa
  4. Ações de Divulgação e Acompanhamento do Projeto
  5. Ações de Disseminação de Resultados do Projeto

 

Através da realização deste Projeto, a AGAVI pretende aumentar a presença das PME dos setores da Gastronomia, Vinhos e Turismo aderentes nos mercados internacionais, aumentando, consequentemente, as suas exportações e competitividade.

fundo2-300x172