Transmissão via Zoom. Participação gratuita com pré-inscrição.
Convidados
Nascido em 1972 na Cidade do Porto, é na área da consultoria e eventos que o Chef Luís Américo tem tido mais visibilidade, como por exemplo no restaurante Praia da Luz, na Foz do Douro no Porto, o maior exemplo de um projeto vencedor tendo por base uma visão a longo prazo e um trabalho de equipa bem integrado. Além da consultoria para empresas na área da cozinha e restauração, Luís Américo é ainda reconhecido pela capacidade de criar eventos à medida com grande carga emocional e de grande espetacularidade. Recentemente desenvolveu os conceitos de três dos mais marcantes restaurantes da Cidade do Porto – O Cantina 32, o Puro 4050 e, mais recentemente, o Lapa-Lapa. Em Macau gere o Restaurante Fado, um dos mais conceituados restaurantes Portugueses da Ásia desde 2013. O seu percurso iniciou-se em 1995, quando se formou em Gestão Hoteleira na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, tendo concluído em 1996 uma Pós-Graduação em Gestão Hoteleira Avançada no Centre International de Glion – Suíça. Em 2005 foi um dos 20 selecionados para participar numa Pós-Graduação Avançada em Gastronomia Molecular. Em 2004, recebeu o título de “Chefe Cozinheiro do Ano” em Portugal, e, mais recentemente, foi reconhecido pela Academia Internacional de Gastronomia sediada em Paris com o prémio de “Chef de D’Avenir 2011”. Em 2013 foi também convidado para ser orador no TEDx OPORTO.
Natural do Porto e com raízes ribatejanas, o Chef Pedro Pena Bastos tem como inspiração a gastronomia portuguesa e o que o rodeia, entendendo as origens mais ancestrais e as tradições de cada região. Os seus mais recentes projetos passam pelo exclusivo CEIA, que abriu em 2018, uma experiência gastronómica especial que lhe rendeu aplausos de todo o mundo, e pelo Cura, um desafio proposto pelo Ritz Lisboa em 2020. Depois de ter começado a sua carreira em 2007 no restaurante Cafeina, tirou o curso na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e passou por restaurantes como Feitoria, Belcanto, The ledbury, Geranium, entre outros. Posteriormente, iniciou o seu próprio projeto “Revolta do Palato”, trabalhando além-fronteiras, nomeadamente em Macau para o grupo MGM. Durante este período, esteve também a chefiar a cozinha do “Grémio Literário” em Lisboa, assumindo posteriormente as funções de Chef do restaurante Esporão, acumulando diversos prémios.
Anfitrião
Fundador e atual administrador da Academia das Emoções desde 2007. Mestre e Especialista em Marketing. Licenciado em Direito. Professor universitário desde 1993, nas áreas do Marketing, Comunicação e Empreeendedorismo. Foi coordenador de obras sobre Internacionalização, Branding, Inteligência Territorial e Casos de Sucesso nas Autarquias Portuguesas. Foi responsável pela cultura e turismo numa autarquia do Vale do Sousa e tem programado e coordenado projetos de valorização identitária e cultural e promoção territorial, nas regiões do Grande Porto, Ave e Alto Minho. Membro da direção da AGAVI – Associação para a promoção da Gastronomia e Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade.