Transmissão via Zoom. Participação gratuita com pré-inscrição.
Convidados
Chefe, empresário e empreendedor, viajou meio mundo após a sua formação profissional, onde se inspirou para abrir os seus dois bem-sucedidos restaurantes no Porto, Euskalduna Studio e Semea by Euskalduna. Quando faltava apenas um ano para se licenciar em Gestão, percebeu que a paixão pela culinária era mais forte do que o gosto pelos números. Durante o seu percurso já trabalhou com diversos Chefs como José Avillez, Pedro Lemos, Olivier, Andoni Aduriz, Arzak e Ferran Adria. Hoje, Vasco Coelho Santos é um dos nomes de destaque da nova gastronomia portuguesa e os seus restaurantes têm conquistado destaque no panorama nacional e internacional.
Filho e neto de advogados, estudou Direito, mas abandonou o curso para se dedicar à restauração, tendo há 25 anos aberto o luxuoso Cafeína, instalado na Foz, no Porto. Mais tarde, abriu mais três restaurantes, a escassos metros da casa-mãe – o Terra, o Portarossa e a Casa Vasco. Com quatro restaurantes praticamente à porta de casa, regressa à baixa do Porto em 2017, primeiro com o Panca e depois com a Tasca Vasco, dois projetos que não vingaram. Um ano depois, vende parte do seu negócio global ao grupo José Avillez e juntos compram o espaço do antigo Café Progresso, o mais antigo da cidade, para lá instalarem um segundo Cafeína. Com a pandemia a parceria desfez-se e o espaço foi alugado. Ainda assim, prepara-se para abrir um quinto restaurante na Foz ainda este ano.
Anfitrião
É presidente da Direção da AGAVI – Associação para a Promoção e Apoio da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade, associação que desde 2010 vem realizando diversas ações de promoção dos produtos portugueses no próprio país e também além-fronteiras. Empresário e gestor, sócio e administrador de diversas empresas industriais e de serviços. Licenciou-se no Porto, na Universidade Católica Portuguesa, onde mais tarde se especializou em Economia Europeia. Foi diretor geral da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários durante 18 anos, coordenando diversos dos seus projetos. Esteve na origem da conceção e implementação do Portugal Fashion, o maior evento de moda em Portugal.