WebTalk_29Jan21

 

A Agavi promove a partir deste mês de Janeiro um ciclo muito abrangente de Webinars, com temáticas dedicadas à Qualificação das empresas e, em especial, do sector do Turismo. Se o sector do agroalimentar tem mostrado comportamentos e desempenhos globalmente consistentes, o turismo tem sofrido uma crise severa e precisa de encarar um novo modelo e paradigma de desenvolvimento.

 

Uma das vias mais relevantes para Portugal, partirá sempre da força da sua gastronomia, da excelência dos seus vinhos e da antiguidade dos seus territórios. A este desafio de permanente revisitação do nosso capital simbólico deve somar-se a necessidade que temos em melhorar os serviços associados ao turismo e à animação cultural e turística.

 

O Ciclo que terá uma periodicidade quinzenal começa com uma dupla de enólogos de sucesso – Carlos Magalhães e Manuel Vieira que partilharão com todos a sua muito rica experiência como winemakers de sucesso. E ainda, a forma como um dia se encontraram e resolveram fazer um vinho improvável. Daqueles que ninguém esquece…

 

Saiba tudo na próxima sexta-feita.

 

REGISTE-SE AQUI!

 

 

 


 

 

Manuel Vieira

Nascido a 17 de Outubro de 1946 viria a licenciar-se em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia (Universidade Técnica de Lisboa), tendo ainda a frequência do 2º ano do Curso de Engenharia de Máquinas, do Instituto Superior Técnico. A sua ligação ao mundo do vinho surgiria cedo, ainda durante o período universitário, com o estágio final de curso efectuado no Instituto do Vinho do Porto e subordinado ao tema: “Contribuição para o estudo das características Fisico-Químicas dos Vinhos do Porto Brancos. Profissionalmente o seu percurso e experiência são invejáveis, materializando uma carreira notável. Nessa longa “caminhada” destacam-se: Colaborador do Professor Manuel Vieira na assistência técnica à vinificação da Casa Agrícola de Rosado Fernandes, em Reguengos de Monsaraz; Responsável do Centro de Estudos Vitivinicolas do Douro, na Régua, pela reconversão e implantação de novas vinhas ao abrigo do Projecto Rural de Desenvolvimento Integrado de Trás-os-Montes em 1984/1985; Enólogo na Direcção de Enologia na Casa Ferreirinha – A.A.Ferreira,SA em Vila Nova de Gaia, desde 1985; Desde Setembro de 1988 acumulou as mesmas funções na Sogrape Vinícola do vale do Dão; Director Adjunto da Direção de Enologia da A. A. Ferreira e da Sogrape Vinícola do Vale do Dão, a partir de 1996; Director responsável pela Produção e Enologia da Sogrape Vinícola do Vale do Dão, desde 1997, actualmente integrada na Sogrape Vinhos, SA; Director de Enologia Dão/Verdes da Sogrape, assumindo a responsabilidade pelos vinhos Verdes e do Dão da empresa, desde 1999. Fã incondicional dos vinhos do Dão, a obra deste consagrado enólogo à frente da Quinta dos Carvalhais tem sido considerada fundamental para a revitalização dos vinhos desta região com tão ricas tradições, inspirando outros produtores com as múltiplas inovações introduzidas.

 

Carlos Magalhães

Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, tinha já ligações estreitas com o vinho, por via da sua actividade profissional. Carlos Magalhães faz vinhos no Alentejo, na Bairrada (espumante Ex-Libris), na região dos vinhos verdes e, claro, no Douro. É o enólogo do Palato do Côa. Professor na escola de hotelaria e turismo do porto – disciplina de enologia e bebidas desde 1994. Professor na universidade portucalense de gestão hoteleira disciplina de enologia desde 2010. Professor na escola profissional agrícola conde de s. Bento – santo tirso disciplina de análise sensorial, marketing de vinhos e aguardentes desde 1996. Provador concurs mondial de bruxelles 2012. Curso na universidade de bordéus “élevage et stabilisation des vins” – abril 2003. Consultor / formador de diversos projectos de restauração em relação à selecção de vinhos, elaboração de cartas de vinhos e formação do pessoal.

 

António de Souza-Cardoso

É presidente da Direção da AGAVI – Associação para a Promoção e Apoio da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade, associação que desde 2010 vem realizando diversas ações de promoção dos produtos portugueses no próprio país e também além-fronteiras. Empresário e gestor, sócio e administrador de diversas empresas industriais e de serviços. Licenciou-se no Porto, na Universidade Católica Portuguesa, onde mais tarde se especializou em Economia Europeia. Foi diretor geral da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários durante 18 anos, coordenando diversos dos seus projetos. Esteve na origem da conceção e implementação do Portugal Fashion, o maior evento de moda em Portugal.

 

 

 

 

REGISTE-SE AQUI!

 

Transmissão via Zoom.
Participação gratuita com pré-inscrição.
Acção integrada no ciclo de WebTalks Qualification@Tourism